- Área: 327 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tatiana Mestre
-
Fabricantes: Cocinas Maawad, Cristalum, Volunta
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura tem o efeito de nos situar em um lugar e de fazer possível a habitabilidade de um terreno. Em certo sentido é a ferramenta mais importante do homem para poder interagir com a paisagem ou com o entorno que nos rodeia.
Nos terrenos com paisagem imponentes, a arquitetura nos coloca em escala e serve como transição para poder - à distância - absorver o entorno. Somente através dela podemos nos apropriar da paisagem e vivê-la.
A intenção da Residência A é justamente nos apropriarmos do entorno privilegiado onde se situa, pretendendo que o habitante viva o lago. A forma de A, que é característica das casas da região e é imposta por um regulamento local, é aproveitada ao seu máximo potencial para criar essa relação. Para isso foi importante fazer com que a estrutura formasse parte de todos os espaços e do programa, adicionalmente queríamos que fosse um elemento coerente com o funcionamento da casa.
A vista principal do lago para o norte e o clima frio sub-úmido nos obrigou a buscar a orientação solar em outras direções. Para isso, foram abertas varandas laterais que nos permitiram receber a radiação solar nas manhãs e nas tardes, também aproveitando os ângulos mais agudos da forma da residência que de outra maneira teriam ficados inutilizados.
A mistura de materiais naturais como pedra, madeira, aço e vidro; junto com os espaços agudos de grande altura criam um ambiente cálido e contemporâneo. A residência A é uma casa de concepção moderna com materiais e técnicas de construção tradicionais do terreno. É uma estrutura metálica de vanguarda muito eficiente adaptada a um sistema de construção local.